MENSAGEM DO PRESIDENTE DE RI

Jonh_Germ2016JOHN GERM                                                      T +1-847-866-3025

PRESIDENTE DE 2016-17                               F +1-847-866-3390

ROTARY CLUB DECHATTANOOGA        John.germ@rotary.org

 

Prezado(a) rotariano(a)

 Eu embarquei no caminho do Rotary em parte por causa do meu amigo e mentor George Campbell, que me ensinou a importância da responsabilidade cívica. Depois de entrar nesse caminho, encontrei muito outros indo na mesma direção que a minha, que me ofereceram ajuda e fizeram com que eu continuasse no rumo certo.

 Sou quem sou por causa do Rotary. Ser membro da família rotaria é pertencer a algo muito maior que nós mesmos. Significa ser parte de uma equipe mundial. Juntos, prestamos um serviço extraordinário para o mundo.

 Estamos mais perto do que nunca de alcançar a nossa promessa de erradicação da pólio. Através de ações humanitárias, sanamos necessidades de comunidades locais e globais. Nós também desenvolvemos parcerias estratégicas que nos permitem trabalhar com organizações afins e causar maior impacto.

Hoje, o mundo depende de nós para fazer ainda mais. Agora é hora de aproveitarmos o nosso sucesso para ajudarmos o Rotary a ser uma força ainda maior para o bem no mundo. E para que isso aconteça, temos de trabalhar juntos. Lembre-se que hoje é o primeiro dia do resto de sua vida, e como você o usará, depende de você.

Juntos, podemos realizar grandes feitos à medida que continuamos a tradição do Rotary a serviço da Humanidade.

Atenciosamente,

John Germ

Presidente do Rotary Internacional de 2016-17

_______________________________________________________________________________

MENSAGEM DO PRESIDENTE DE RI

Ravindran_KR_14Agosto 2015

Nos anos 30, Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro dinamarquês, tinha uma placa de madeira pendurada na parede onde estava escrito "Det bedste er ikke for godt" (apenas o melhor é bom o suficiente). Hoje, Christiansen é lembrado como o inventor do LEGO, os coloridos tijolinhos de plástico adorados pelas crianças. Mas no começo, seu produto mais conhecido era um pato de madeira – feito com o mais alto padrão de qualidade, construído com madeira envelhecida e coberto com três camadas de verniz incolor. A história da empresa LEGO ilustra como Christiansen usou seus patos para ensinar uma lição de qualidade ao seu filho, Godtfred Kirk:

Certa noite, quando cheguei no escritório, disse ao meu pai: "Tivemos um dia bom, pai. Ganhamos um pouquinho mais". Ele rebateu: "O que você quer dizer?". Eu falei: "Bem, acabo de voltar da estação, para onde levei duas caixas dos patinhos de madeira para a cooperativa dinamarquesa. Geralmente colocamos três camadas de verniz, mas como eles eram para a cooperativa, aplicamos apenas duas. Então, economizei um pouquinho para a empresa". Ele olhou para mim desapontado e disse: "Godtfred, vá buscar as caixas e passe mais uma camada de verniz nos patos. Você só irá dormir depois que tiver terminado, e fará o trabalho sozinho". Com o papai não havia discussão. E foi assim que eu aprendi uma lição sobre o significado de qualidade.

Hoje, os padrões de qualidade do Grupo LEGO são muito conhecidos e seus produtos são os brinquedos mais populares do mundo: existem 86 peças de LEGO para cada ser humano.

Todos reconhecemos que este sucesso está diretamente ligado às práticas da empresa – sua insistência em qualidade, eficiência e inovação. Ao fazer uma comparação com o nosso empenho nas áreas de governança e prestação de contas, percebo que, às vezes, não alcançamos os padrões esperados.

Os líderes do Rotary International, das zonas, dos distritos e dos clubes devem manter os maiores padrões de qualidade no que diz respeito à governança. O presidente e os diretores do RI devem servir aos associados de maneira significativa; os líderes zonais devem fazer com que o investimento do Rotary em sua capacitação valha a pena; os administradores distritais devem demonstrar liderança e se concentrar em transparência na administração e na apresentação dos relatórios financeiros; e os dirigentes dos clubes devem enviar à organização os relatórios exigidos e usar o Rotary Club Central.

Assim como Christiansen se recusou a enviar um produto de qualidade mais baixa aos seus clientes, nós também devemos nos recusar a colocar menos empenho no nosso trabalho. Devemos sempre exigir o melhor de nós mesmos – na nossa vida profissional e, especialmente, no nosso trabalho rotário.

Qual o produto da nossa organização? Não são patos de madeira ou tijolinhos de plástico. Nossos produtos são educação, água, saúde, paz, esperança e a própria vida. Para este trabalho, apenas o melhor é bom o suficiente. Peço a vocês que se lembrem disso e se esforcem ao máximo para Serem um Presente para o Mundo.


A cada mês o Presidente de RI, Ravindran posta uma nova mensagem. Para visualizar clique aqui


__________________________________________________________________________________________


Presidente_RI_2014_2015O Rotary é uma organização que sempre tem algo para todos. Por mais de um século, os rotarianos têm se reunido para servir em todos os lugares do mundo. Desde o início da nossa organização, inúmeros rotarianos e amigos do Rotary descobriram a alegria de servir através do Rotaract, Interact, Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário, Intercâmbio
de Jovens e muitos outros programas rotários.
Todos nós fazemos parte da família rotária, e ganhamos muito com os serviços que prestamos através da nossa organização. Fazemos amigos, ajudamos as nossas comunidades e tornamos este um mundo melhor, mais seguro e feliz de se viver. Nós nos tornamos parte desta rede verdadeiramente internacional de voluntários e aprendemos o quanto podemos alcançar quando deixamos as nossas diferenças de lado e trabalhamos juntos.
Muitas das ideias e valores que tanto amamos no Rotary não são exclusivas à nossa organização. Talvez o motivo pelo qual o Rotary desperta em mim um sentimento tão profundo é porque encontro muitos valores tradicionais chineses no Rotary. Valores como prestação de serviços e responsabilidade, e respeito pela família e pelo próximo.
Portanto, não é nenhuma surpresa que muitas vezes as ideias de Confúcio guiam os meus serviços no Rotary. Para mim, Confúcio foi o primeiro rotariano. Mais de dois mil anos antes do nascimento de Paul Harris, ele disse: “Para colocar o mundo em ordem, nós temos que primeiro colocar em ordem a nação; para colocar a nação em ordem, nós temos que primeiro colocar em ordem a família; para colocar a família em ordem, nós temos que primeiro colocar em ordem nosso coração.”
No Rotary, nós colocamos o nosso coração em ordem colocando em prática o lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Sabemos que nossa ambição humanitária só será materializada se cuidarmos primeiro da nossa própria organização e expandirmos a família rotária.
Em 2014-15, peço que Faça o Rotary Brilhar - compartilhando nossos serviços, fortalecendo os nossos clubes e fazendo com que nossa luz ilumine todas as comunidades.
Neste ano rotário, vamos Fazer o Rotary Brilhar, lançando a meta de 1,3 milhão de rotarianos, trazendo novos associados e mantendo aqueles que já temos. Para tanto, vamos ter que adotar novas abordagens para o desenvolvimento do quadro associativo e colocar em prática novas ideias. Realize Rotary Days para dar às nossas comunidades a oportunidade de aprenderem mais sobre a nossa organização. Lembre-se que o Rotary é uma família e está voltado à família, incentivando seu cônjuge e outros membros da sua família a se associarem, e engajando ex-participantes de programas rotários. Concentre-se em seu próprio clube e analise realisticamente o motivo pelo qual alguns associados ficam e outros deixam o clube. Pense no que você pode fazer para que a associação ao Rotary atraia tanto profissionais experientes como aqueles em início de carreira.
Nós vamos Fazer o Rotary Brilhar com a erradicação da pólio, uma meta realista que podemos alcançar nos próximos anos se mantivermos os resultados até aqui alcançados. Portanto, fale a seus amigos, colegas de trabalho e autoridades locais sobre a importância de Eliminar a Pólio Agora. Faça uma doação ao Fundo Pólio Plus e incentive os outros a fazerem o mesmo. Se vencermos o mais novo desafio lançado pela Fundação Bill e Melinda Gates, poderemos triplicar o valor e impacto das nossas contribuições. Seja um participante ativo da maior parceria na história da humanidade entre o setor de saúde público e privado, e compartilhe do orgulho que sentiremos quando terminarmos o trabalho.
Em 2014-15, ao fortalecer os nossos clubes e Fazer o Rotary Brilhar em mais de 34.000 comunidades, o nosso compromisso e prestação de serviços humanitários farão o mundo todo brilhar.
Gary C.K. Huang
Presidente do Rotary International, 2014-15


_______________________________________________________________________


Mensagem do Presidente de Rotary Internacional para o ano rotário 2013-14 com o lema: "VIVER ROTARY, TRANSFORMAR VIDAS"

Ron_D


Prezados Rotarianos,

Nosso compromisso com o Rotary começa com o simples ato de comparecer às reuniões, colocar nossos crachás e nos sentar ao ado de outros companheiros, mas não termina aí.

Ser rotariano é um compromisso que afeta muitos outros aspectos das nossas vidas: nosso trabalho, nossa família, a interação com outras pessoas e os valores em que acreditamos.

Todos nós viemos para o Rotary para participar e fazer a diferença.

Fomos convidados porque outros rotarianos acreditaram em nosso potencial e decidimos nos associar, pois aceitamos o desafio.

Nossos serviços rotários, assim como em todas as coisas na vida, quanto mais doamos mais recebemos.

Se nos esforçarmos pouco, vamos conquistar pouco e, por consequência, não teremos muita satisfação.

Mas se realmente vivermos Rotary e colocarmos os valores rotários no nosso cotidiano, veremos o impacto incrível que podemos causar.

É aí que encontramos inspiração, entusiasmo e força para mover montanhas.

No ano de 2013-2014, nosso Lema e meu desafio a vocês é Viver Rotary, Transformar Vidas.

Vocês já fazem parte do Rotary. O resto só depende de cada um de vocês.

 

Atenciosamente,

Ron D. Burton

_______________________________________________________________________________________________

Mensagem do Presidente de Rotary Internacional para o ano rotário 2012-13 com o lema: "PAZ ATRAVÉS DO SERVIR"
Sakuji_Tanaka

O Rotary tem estado no centro da minha vida há muitos anos. Eu não sabia na época, mas quando me associei ao Rotary, em 1975, dei meu primeiro passo rumo a um futuro diferente. Antes de me associar ao Rotary, minha visão do mundo era limitada. Sou o quarto de oito irmãos e, como todas as pessoas que conhecíamos, nós éramos pobres. Além disso, eu não conhecia ninguém que não fosse japonês. Toda semana, caminhava com minha mãe por 20 quilómetros até o mercado para vender verduras. Era o local mais distante a que ia e o único lugar diferente que conhecia além do meu vilarejo.

Eu sonhava em viajar, ver outras cidades e países. E ficava

imaginando como estes lugares seriam. Desde então, tenho viajado bastante. Visitei mais lugares do que jamais poderia imaginar. Mas nada ampliou tanto minha visão quanto a perspectiva que adquiri através do Rotary. Antes de ser rotariano, eu via apenas o que estava à minha frente. Via meu negócio, minha família, meus clientes e meus concorrentes. Quando viajava, só enxergava aquilo que meus olhos queriam ver. Eu não via além. Não procurava um contexto. Não prestava atenção em coisas que não considerava importantes para mim.

Um dia, fui convidado a me associar ao Rotary Club de Yashio. Dois anos depois, alguém nos visitou e falou sobre o conceito de Serviços Profissionais. A partir daquele dia, comecei a mudar gradativamente. Percebi que o propósito da minha vida não era apenas ganhar mais, vender mais, tornar meu negócio melhor do que o dos outros. Percebi que eu queria ter metas maiores – tanto pessoais quanto profissionais.Percebi que, para mim, o mais importante na vida era ser útil a outras pessoas. Percebi que, ajudando o próximo, mesmo de maneiras muito simples, eu poderia promover a paz. Nós ouvimos a palavra paz todos os dias. Ouvimos na televisão, usamos em nossas conversas e falamos muito a respeito do assunto no Rotary. Mas poucos realmente refletem sobre o que é a paz e o que esta palavra significa.

De forma simples, a paz pode ser definida através de tudo o que não é. Ou seja, é um estado de ausência de guerra, violência e medo. Significa não estar em risco de fome ou perseguição, ou em estado de miséria. Mas nós também podemos definir a paz explicando aquilo que ela representa ou o que pode ser. A paz pode significar liberdade de expressão e pensamento, liberdade de opinião e de escolha, e determinação. Pode representar segurança e confiança no futuro: uma vida e um lar em uma sociedade estável. De modo mais abstrato, a paz pode significar uma sensação de felicidade, de serenidade interna, de calma. A verdade é que a paz tem diferentes significados para diferentes pessoas. Não há uma definição certa ou errada. Dependendo de como usamos a palavra, aquele é o significado de paz para cada um de nós. Independente de como a usamos e de como a entendemos, o Rotary pode nos ajudar a alcançar a paz.

O Rotary nos ajuda a atender a necessidades básicas dos menos afortunados através do fornecimento de assistência médica, saneamento, alimentação e educação onde e quando preciso. Ele também ajuda a suprir necessidades internas através de amizades, conexões e afeto. E o Rotary nos ajuda a promover a paz da maneira mais tradicional: trabalhando para reduzir as causas de conflitos. Ele constrói pontes de amizade e tolerância para unir pessoas e nações, ajudando-nos a compreender uns aos outros. Através do servir, aprendemos que os problemas que parecem grandes para nós são, na verdade, muito pequenos. Aprendemos a ter empatia pelos outros, nos aproximamos de pessoas que se parecem muito diferentes de nós e começamos a entender que, de fato, somos muito parecidos. Através do servir no Rotary, aprendemos que o conceito de cooperação é mais produtivo do que o de conflitos. Aprendemos a dar valor aos outros, vendo-os como seres humanos que possuem pontos fortes e fracos. Aprendemos que cada um de nós tem algo a oferecer e algo a ensinar.

Para mim, Dar de Si Antes de Pensar em Si é mais do que

apenas um lema. É um estilo de vida que torna nossa existência mais rica e significativa. Dar de Si Antes de Pensar em Si permite que concentremos nossas energias no que realmente importa. Colocamos o bem coletivo acima do nosso próprio bem. Damos prioridade às necessidades do próximo e não aos nossos próprios desejos. Pensamos menos em nós mesmos e mais naquilo que é melhor para todos. Desta forma, ajudamos a formar a base para um mundo mais pacífico.

É por isso que, em 2012-13, nosso lema será Paz Através do Servir. Independente da definição de paz e de seu significado para nós, poderemos alcançá-la através do servir. Dar de Si Antes de Pensar em Si nos faz lembrar que nenhum de nós pode viver apenas por si só. Uma vida em isolamento é vazia e desprovida de alegria. Mas quando vivemos para outras pessoas, quando nos concentramos em nosso papel na nossa família, na nossa comunidade e em toda a humanidade, começamos a descobrir nossa missão no mundo. Faço parte da primeira geração que cresceu no Japão depois de uma guerra terrível...

Acho que é natural darmos tanta prioridade à paz, pois vimos para onde o militarismo levou nosso país e o grande crescimento económico que ocorreu quando nossa nação decidiu mudar seu modo de pensar e abraçar a paz. Foi esta a decisão que permitiu que o Japão crescesse e prosperasse. Isto possibilitou que novas gerações de crianças crescessem em segurança, fossem educadas e melhorassem suas vidas. Tal decisão mudou o comportamento japonês em relação a outros países e culturas. Ela contribuiu para que abríssemos nossas mentes, nos tornássemos mais tolerantes e buscássemos maior compreensão. Ela nos permitiu redirecionar nossas energias a metas positivas.

No Japão, é comum darmos prioridade às necessidades da

sociedade antes das necessidades individuais. Isto faz parte de nossa cultura. Foi isso que nos ajudou a sobreviver e a reconstruir nossas vidas nas semanas e nos meses subsequentes ao grande terremoto e desastre ocorridos em março do ano passado. Esta é uma lição com a qual o mundo inteiro pode aprender de forma positiva. Quando enxergamos as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas próprias, quando concentramos nossas energias em um objetivo que beneficiará a todos, tudo muda. Desde as nossas percepções, até a maneira de nos relacionarmos com o mundo e as nossas prioridades. E também muda o modo pelo qual entendemos o conceito de paz.

Para mim, a ideia de Paz Através do Servir não está relacionada a uma filosofia complicada. Eu não sou filósofo - sou empresário. E ao longo de anos nesta profissão, aprendi que o único caminho para um empreendimento bem-sucedido são clientes felizes. Quando meus clientes estão felizes, minha empresa cresce. E isto, por sua vez, me deixa feliz, não apenas porque meus negócios estão indo bem, mas porque fico feliz em saber que fiz outras pessoas felizes. Tanto nos negócios como na vida, para chegarmos onde desejamos é preciso saber para onde estamos indo.

No Rotary, nosso negócio não é obter lucro. Nosso negócio é alcançar a paz. Nossa recompensa não é dinheiro, e sim a felicidade e satisfação de ver um mundo melhor e mais pacífico, construído através de nossos próprios esforços. Neste ano rotário, peço que o conceito de Paz Através do Servir esteja na linha de frente de seu trabalho no Rotary. E peço que entendam que paz, independentede sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançado apenas por tratados, governos ou atos heróicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples. Assim, peço a todos que se comprometam com a Paz Através do Servir e promovam um mundo mais pacífico.

 

Sakuji Tanaka

Presidente de Rotary Internacional


_______________________________________________________________________

Mensagem do Presidente de Rotary Internacional para o ano rotário 2011-12 com o lema: "CONHEÇA A SI MESMO PARA ENVOLVER A HUMANIDADE"

Kalyan_BanerjeeEm 2011-12, peço aos rotarianos que Conheçam a Si Mesmos para Envolver a Humanidade. Peço que olhem dentro de si para compreender que a humanidade, como um todo, tem os mesmos sonhos, esperanças e aspirações, e enfrenta problemas semelhantes.

Quem quer que sejamos e onde quer que estejamos, cada um de nós anseia pela mesma paz, a mesma alegria e a mesma satisfação em nosso dia a dia.

O que queremos proporcionar a outros, devemos primeiramente proporcionar a nós mesmos, pois o que desejamos a nós é aquilo que outros também desejam para si. Antes de falarmos em paz mundial, devemos encontrar nossa paz interior, e então estabelecer a paz em nossos lares, em nossas famílias e em nossas comunidades. Não podemos chegar à paz mundial sem a paz em nossas casas.

Para semearmos paz, amizade e tolerância no mundo, o primeiro passo é praticar a paz ao nosso redor. Quando alcançamos a paz interior, temos paz em nossos lares, e então podemos transmiti-la a outros. Quando estamos felizes e satisfeitos na companhia daqueles que amamos e a quem queremos bem, conseguimos nos importar com os demais. Acredito que quando alguém se fortalece, aqueles a sua volta também são fortalecidos. Uma família forte representa uma base sólida. Aqueles que possuem esta força interior podem, juntos, melhor servir à humanidade — e é isso o que fazemos em Rotary.

Teremos em 2011-12 três ênfases: fortalecer nossas famílias, dar continuidade ao que

fazemos de melhor e mudar tudo o que for preciso. A primeira ênfase será a família, pois é nela que tudo começa: o nosso servir e tudo que desejamos realizar no mundo. Mãe e filho são a essência de toda família; começando com eles poderemos levar nosso trabalho adiante, com um impacto positivo em cada pessoa e comunidade.

A segunda ênfase será a continuidade, para identificarmos o que fazemos de bom e fazermos ainda melhor. Cada um de nós já obteve sucesso em algum serviço rotário. Devemos aproveitar essas realizações e multiplicá-las, para que possamos ajudar ainda mais pessoas. Devemos continuar nossas iniciativas para aplacar doenças, prover água potável, promover a alfabetização, trabalhar em prol das novas gerações e buscar a paz.

Ao mesmo tempo, sabemos que há coisas que podemos fazer melhor, e outras que precisamos mudar. Devemos ser capazes de identificá-las e ter coragem para mudá-las.

Mahatma Gandhi disse: “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo”. Em Rotary, nos empenhamos para viver de maneira ética e honesta, compartilhar a amizade e a boa-vontade, e enxergar o verdadeiro valor de cada ser humano. Não estamos interessados no menor denominador comum, pois o Rotary certamente não é

comum, e os rotarianos são extraordinários.

É por isso que nos comprometemos a nos elevarmos, e assim elevar o mundo. A maior razão de sermos rotarianos é que queremos mudar o mundo. Acreditamos que nele pode haver mais alegria, saúde e paz; acreditamos também que o futuro pode ser, e será, melhor que o passado. Somos idealistas e damos vida aos nossos ideais através do serviço rotário. Sendo assim, a terceira ênfase será a mudança, começando por aquela que desejamos ver no mundo. Se desejarmos a paz, comecemos vivendo em paz com nós mesmos, em nossos lares e em nossas comunidades. Se desejarmos a erradicação da pólio ou de qualquer outra doença, o fim da degradação ambiental, a redução da mortalidade infantil, mais alfabetização e o combate à pobreza, devemos ser o instrumento de mudança e reconhecer que ela deve começar dentro de cada um de nós.

Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade. Estando em paz e harmonia e compartilhando a amizade, conquistaremos as mudanças e um futuro repleto de alegrias para todos nós.

 

Kalyan Banerjee

Presidente, Rotary International, 2011-12
__________________________________________________________________

Mensagem do Presidente de Rotary Internacional para o ano rotário 2010-11 cujo lema: FORTALECER COMUNIDADES, UNIR CONTINENTES"

Ray_KJulho 2010
Ventos de mudança


Que mundo incrível este nosso! Os avanços tecnológicos estão ocorrendo com tanta velocidade, causando mudanças constantes em nossas profissões e vida pessoal. Ainda assim, aproximadamente um terço da população mundial continua vivendo em condições mínimas de sobrevivência. É um contraste muito grande e motivo de preocupação.

O Rotary tem, ao mesmo tempo, uma herança digna e um futuro brilhante. Minha missão principal como presidente é destacar a vitalidade e viabilidade dos Rotary Clubs e ajudá-los a ter sucesso em meio às mudanças pelas quais a sociedade vem passando. Esta é uma tarefa importante porque são os clubes que trazem alívio aos problemas da sociedade e, desta forma, fazem do nosso mundo um lugar melhor.

Ventos de mudança era uma expressão nova quando eu era bolsista do Rotary na África do Sul, no início da década de 60. Ela me faz pensar nas mudanças que nossa sociedade e, por conseqüência, nossa organização vêm sofrendo.

Estamos hoje passando por uma fase de inovações no Rotary Internacional. Temos a habilidade de analisar todos os nossos programas e práticas para decidir se eles podem ser melhorados e de que maneira isto pode ser feito, respeitando nossos valores. Espero que os rotarianos saibam aproveitar esta oportunidade para identificar e implementar mudanças em seus clubes e distritos.

O Rotary pulsa em nossos 33.000 clubes e são eles que trazem mudanças, sempre  Fortalecendo Comunidades – Unindo Continentes. Se conseguirmos tornar nossos clubes Maiores, Melhores e Mais Fortes no próximo ano, ficará claro que o futuro do Rotary será brilhante. Temos sorte de ser rotarianos e, assim, poder fazer do mundo um lugar melhor! 

Ray Klinginsmith 
Presidente do Rotary Internacional, 2010-11

 
RCTO - Todos os direitos reservados
Webdesign: Alceu J. de Sá - Presidente do Clube no ano Rotário 2010-2011, com o lema "Fortalecer Comunidades, Unir Continentes".
  Site Map