MENSAGEM DO GOVERNADOR

Governador2016Tudo que fazemos em nossa vida tem que valer a pena!

Participar de algo sem que isso nos traga uma realização pessoal, não faz sentido. Dizer apenas que somos rotarianos simplesmente, não basta. É preciso viver o espírito rotário, deixar com que sua filosofia, sua essência, sua proposta, se incorpore, em nossa alma, em nossa mente, em nossa vida e nos traga alegria.

Certamente temos diversas razões para pertencer a um clube de Rotary, poderia citar inúmeras, mas, além de sermos companheiros, precisamos colocar ação e paixão no que fazemos para atingir os nossos sonhos rotarios.

Quero compartilhar com vocês momentos grandiosos de realizações rotarias neste ano. Comemorar com alegria e entusiasmo a sensação maravilhosa da felicidade no servir. Perceber que muitas vezes, com um simples gesto concreto, tivemos um papel importantíssimo para nossa comunidade.

Neste ano rotário, em especial, vamos comemorar os 100 anos de Fundação Rotaria. Mais que comemorar um momento tão significativo, isto nos leva a perceber o quanto estamos comprometidos com a busca de ações humanitárias transformadoras.

Nosso trabalho faz o Rotary ser reconhecido como a maior instituição do mundo em numero de voluntários atuando em vários programas de grande relevância social. Neste ano rotário, conto com VOCÊ para desenvolvermos vários projetos, deixando um legado histórico na transformação na realidade da vida de todos que precisam de nós. FAÇA. ACREDITE. SEJA ATIVO. PRATIQUE ROTARY.

Ataíde Barreto
Governador de Distrito 4530, 2016-17

________________________________________________________________________________________________

MENSAGEM DO GOVERNADOR(A)
VeraAgora vamos ser um presente para o mundo. Vamos juntos dar continuidade a nossa missão de concretizar o IDEAL DE SERVIR  que norteia as atividades rotárias. Agradeço por aceitar participar de nossa gestão. Tenho a certeza, prezado(a) companheiro(a) de que juntos seremos sempre mais e maiores, conduzindo com êxito nosso ano rotário.

Desejo que receba esse presente como uma dádiva de poder exteriorizar todo o seu potencial em prol de fazer o Rotary brilhar, sendo um inigualável presente para o mundo.

Lendo o artigo “Por que renuncia um associado”  na coluna Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, na edição de maio da revista “Brasil Rotário”, fiquei  a   meditar e ponderei que o Rotariano é mais que uma pessoa  que faz parte de uma organização que objetiva “Dar de Si antes de pensar em Si”; De uma organização que faz filantropia e caridade, mas não tem como missão ser  filantrópica e caritativa. Sim, o Rotary tem grandes atividades em diversas áreas que apóiam a comunidade. Essas obras são frutos colhidos naturalmente do ensejo de servir ao próximo. Estes frutos somos nós. O Rotary é uma organização em potencial de Seres humanos desejosos de apreenderem através do doar a verdadeira e integral bondade que existe no âmago de todos nós.  O Rotary é um laboratório de aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

O rotariano tem sempre uma mão estendida – a sua. Sua mão que se une  a  milhões de mãos rotárias e se transforma  numa unicidade de perseverança, responsabilidade, compromisso, sabedoria e manifestação de cada talento e dom.

Dessa forma,  podemos nos considerar uma Organização Mundial, que irá erradicar a Pólio, que através dos eventos e trabalhos comunitários  em diversas áreas como a educacional, profissional e  saúde vamos transformar a vida de milhares de pessoas, de uma cidade, de um Estado,  de um País  como o nosso Brasil para que seja realmente digno de ser Pátria Amada.

Vamos oportunizar que mais pessoas tenham o privilégio de serem rotarianos, como?         

  - Promovendo a adesão de novos companheiros com potencial de  abraçar a causa de “Seja um presente para o mundo”,  lema proposto pelo nosso Presidente Mundial Ravi Ravindran, associado do Rotary Club de Colombo, Sri Lanka.

às vezes um amigo, um colega de trabalho, é um “Presente para o Mundo” e ainda não desembrulhou os seus talentos e seus dons para servir ou já desenvolve um belo trabalho de amor ao próximo, mas necessita de uma estrutura para levar adiante seus projetos. Vamos ficar atentos com quem está ao nosso lado. Vamos abrir caminho para que com o desenvolvimento do quadro associativo, possamos sair de 56 mil rotarianos Brasileiros, para 100 mil.

Como dizia Gandhi: “Seja a mudança que quer ver no mundo”. Vamos exteriorizar o nosso potencial de forma salutar, para que o Rotary possa conquistar seus desafios e metas. E brilhar através de nós como um imenso e útil “Presente Para o Mundo”.

Todos temos um ano árduo de trabalho para deixar gravado na história como um baluarte de empenho nas atividades rotarianas. É a hora de deixar a sua marca como uma benção de vitórias e conquistas.

Conte  comigo e com meu esposo Achiles, para desembrulharmos juntos com você o presente maravilhoso que será este ano para nós e para o Mundo Rotário.

Mais uma vez Parabéns e muito obrigada por fazer parte dessa jornada.

 

Vera Lúcia Camilo Ribeiro

Governadora 2015-16

Rotary Club de Anápolis Leste

 

·       O presidente do RI, K.R. Ravindran, do Rotary Club de Colombo, no Sri Lanka, pede aos rotarianos que Sejam um Presente para o Mundo em 2015-16.

Elisio1
Governador Assistente 2015-2016

Elisio Atsuo Kuratani

RC Taguatinga Ave Branca

elisiok@brturbo.com.br


(61) 3964-0109/3104-7376 / 8433-6654





________________________________________________________________________________________________

Demetrius_e_MartaCompanheiros,
A certeza que trago é a de que trabalharemos para ser a melhor turma, não só de presidentes, mas de rotarianos, engajados no ideal de servir.
Ao assumir o honroso cargo de Governador 2014/15 do Distrito 4530 de Rotary International, confesso que sinto um misto de orgulho e expectativa.
Como será o comando da nossa aeronave no voo RI 1415?
Nossas equipes de comissários, de manutenção, de cabine, de solo, enfim o “time” de apoio, composto de 1.600 guerreiros, está capacitado a nos proporcionar um voo tranquilo, sem quaisquer turbulências e, quando pousarmos , nossa aeronave em 30.06.2015, estaremos certos de olhar para trás e dizer “como evoluímos”!
Conto com cada um de vocês, brilhantes rotarianos, independentemente de cargos ou nomenclatura rotária. Vamos nos unir à causa rotária. A comunidade lá fora precisa que estejamos juntos para mostrar o que o Rotary faz!
Cada um de nós vê o Rotary de uma forma, por isso nosso sábio maior inspirador em Rotary, Paul P. Harris, disse: “seja qual for o significado do Rotary para nós, ele será conhecido pelos resultados que alcançar!”.
O presidente 2014-2015 Gary C. K. Huang, lembra-nos a figura de quem talvez tenha sido um dos primeiros rotarianos do mundo, o filósofo chinês Confúcio (551 ac – 479 ac), que dizia “...é melhor acender uma vela do que reclamar da escuridão!”
Assim como ele acende a sua, eu acendo a minha, você acende a sua, e assim 1.200.000 rotarianos em todo o mundo acendem as suas, fazendo o Rotary brilhar!
Feliz ano rotário 2014-2015
Demétrius Galinos Contoyannis
Governador 2014-2015

INÁCIO Barbosa Cardoso DN: 31/07

Governador Assistente 2014-2015

Distrito 4.530

Lema de RI:

"FAÇA O ROTARY BRILHAR"


________________________________________________________________________________________________


MENSAGEM GOVERNADOR 4530

fonseca_e_ginaQuando o presidente de RI, RON BURTON, anunciou, na Assembléia Internacional, o lema do ano rotário 2013-2014, VIVER ROTARY - TRANFORMAR VIDAS, fazendo o seguinte pronunciamento: “Se você só fizer o mínimo indispensável, você não terá  muita satisfação nos resultados que alcançar. Porém quando você toma a decisão de realmente viver Rotary, a decisão de trazer os serviços e os valores rotários para sua vida, todos os dias, você  começa a ver o impacto incrível que pode ter. É ai que você encontra a inspiração, a animação e o poder de realmente transformar vidas”. Confesso aos companheiros e companheiras, do meu Distrito 4530, que esse lema se identifica com a minha história de vida. Foi um presente de Deus exercer a função de governador do Distrito 4530, no ano Rotário 2013-2014, porque o Rotary transformou a minha vida. Eu tenho um compromisso com Rotary, eu preciso devolver a sociedade o que ela me deu, e é por meio do Rotary que eu encontro essa possibilidade.

Meus queridos companheiros, companheiras, senhoras das Casas da Amizade, vamos viver Rotary.  Viver é observar, fixar, transformar, experimentar mudanças. É ensinar, acompanhar e aprender sempre. A vida é uma sala de aula onde todos somos professores, onde todos somos alunos. Viver é sempre uma ocasião especial. Uma dádiva de nós para nós mesmos. Os milagres que nos acontecem têm sempre uma impressão digital. A vida é um espaço e um tempo maravilhoso, mas não se contenta com a contemplação. Ela exige reflexão e soluções. Vamos, agora, reativar o nosso compromisso com Rotary e, nesse ano rotário, vamos aumentar + 20% do nosso compromisso com o Rotary;  + 20% das nossas paixões, do nosso amor, da nossa fé, da nossa tolerância, da nossa paciência, da compreensão, do respeito, do profissionalismo, do companheirismo. Vamos fazer os nossos clubes se tornarem dinâmicos: + 20% no planejamento estratégico, + 20% de expansão aos serviços humanitários, + 20% nas projeções da imagem pública da nossa organização. Nenhum clube com menos de 20 associados, trabalhar o quadro associativo é meta prioritária, é preciso trazer novos companheiros, com diferentes classificações, ao mesmo tempo acolher e aglutinar os companheiros, aumentando  a retenção dos sócios nos clubes. Vamos apadrinhar novos clubes, vamos fortalecer o trabalho dos jovens com + 20% do Ryla, Rotaract, Interact, Rotary Kids, intercâmbio de jovens. Vamos fortalecer o companheirismo, a família rotária, vamos utilizar o NRDC como atividade de expansão rotária, vamos cumprir com  os nosso deveres rotários, contribuir com a Fundação Rotária. Vamos seguir o exemplo do nosso Presidente, Ron Burton, que pediu antes da Assembléia Internacional, que os governadores dessem o exemplo e fizessem uma doação em nome da Fundação Rotária e, durante a Assembléia,  ele anunciou que todos os 537 governadores fizeram a doação, que somada às doações de todos os membros do Conselho Diretor, do RI e dos Curadores da Fundação Rotária, foram arrecadados US$675.412,00. Conclamo, a vocês meus companheiros/as, a fazermos o mesmo, que todo associado contribua com, no mínimo, cem dólares, todos os anos, para o Fundo Anual, cumprindo a meta:  todos os Rotarianos todos os Anos. Reforço, ainda, a importância de rotarianos e rotarianas, do distrito 4530, cumprirem as metas do Presidente do RI e da Governadoria 2013-2014. E, de antemão, quero fortalecer o compromisso com os companheiros/as de estarem, junto com esse Governador e sua esposa, na conferência Distrital  no dia 1º de maio de 2014, em Caldas Novas, a Conferência do Compromisso com Rotary +20%. Lembrem-se, companheiros e companheiras, somos lideres representativos precisamos exercer a pedagogia do exemplo.

No nosso ano rotário vamos utilizar os vários recursos que são colocados à nossa disposição como o Guia Distrital, a Agenda do Presidente e nos Clubes, o Plano de Ação, calendário de visita oficial do Governador, Portal do RI, Portal do Distrito, Face book, onde encontraremos uma grande fonte de informações. O Guia Distrital , que ora apresentamos, vai ajudá-los com informações sobre o Rotary Internacional, o Distrito e sua estrutura. Os manuais do presidente, governadores assistentes, secretários, tesoureiros e demais comissões lhes trarão conhecimento para um trabalho de excelência. Não nos esquecemos da roda, da continuidade aos projetos dos Governadores anteriores.

Estimados companheiros e companheiras, vejam vocês que todos os nossos sonhos são possíveis de serem realizados, mas quando tomamos consciência de que a verdadeira felicidade está em ajudar o próximo, verificamos quanto o Rotary transforma nossa vida fazendo de nós seres humanos muito melhores.

Ser Governador é uma função que muito nos enobrece, ao mesmo tempo em que nos traz preocupações e responsabilidades, pelo fato  de ter que administrar esse pujante Distrito 4530, por um ano, distrito liderado por homens e mulheres de primeira grandeza. Porém, as novas amizades, o carinho, as palavras, os gestos, as ações de incentivo e, sobretudo, a confiança que Eu e Dina estamos recebendo de toda família rotária, por onde passamos, nos dá a certeza que juntos, caminharemos em busca de um ano rotário comprometido em VIVER ROTARY, TRANSFORMAR VIDAS.

Vocês podem contar com o casal FONSECA e DINA, porque sempre estaremos prontos para servir. 

Nossa gratidão e que Deus nos inspire e nos abençoe.

Deusuita

DELZUITA Coelho de Sousa DN: 08/05

Governadora Assistente 2013-2014

Distrito 4.530

Lema de RI:

"VIVER ROTARY, TRANSFORMAR VIDAS"



________________________________________________________________________________________________


gercy_e_helena_2

Caríssimos Companheiros e Companheiras,

A vida moderna nos reserva momentos agradáveis e grandes surpresas. Neste ano, graças a Deus, Eu e Helena estamos vivenciando um destes momentos, na condição de líderes eleitos para administrar o Distrito 4530 e coordenar as associações de senhoras de rotarianos, respectivamente. É, sem dúvida nenhuma, uma missão trabalhosa e que requer de cada um de nós muita dedicação. A relevância dos serviços prestados, agregada a contribuição dos companheiros, das companheiras e das senhoras das casas da amizade, constituem o oxigênio que nos alimenta para a nobre missão do servir.

Em 2012/2013, “vamos trabalhar” sob a inspiração do lema: “Paz Através do Servir”. “A chave para a paz mundial externa é a paz interior, baseada no respeito mútuo, na compaixão e no amor” (Dalai Lama). Quando se fala em paz mundial, nos vem de imediato a ideia da necessidade do término de conflitos entre as nações e classes sociais, bem como da ausência de violência social, da fome, da miséria e da injustiça que tanto prejudica o ser humano. Já na visão do Presidente do Rotary International – Sakuji Tanaka, paz é algo que podemos alcançar servindo ao próximo. Até por que, no Rotary servir é mais do que uma ocupação paralela ou uma atividade ocasional. É um estilo de vida.

Companheiros e Companheiras, no ano de 2012/2013, a paz será nosso enfoque e meta. Eu e Helena convidamos os associados desse operoso Rotary Club e as Damas da Casa da Amizade para juntos compartilharmos o prazer de servir. Estamos certos de que contaremos com vocês, da mesma forma que poderão contar conosco. Vamos fazer a nossa parte da melhor maneira possível, compreendendo e respeitando a individualidade dos outros. Em outras palavras, somos os responsáveis diretos pelo mundo à nossa frente, pois o que fazemos, sentimos e pensamos, constitui tudo o que podemos ver.

Finalmente, rogamos a Deus que abençoe esse clube, que ilumine os seus dirigentes e que dê sabedoria aos que tiverem a missão de liderar os companheiros e companheiras. Recebam o nosso abraço e o nosso carinho, assim como a certeza do nosso sincero companheirismo.

Gercy Joaquim Camêlo/Helena

Governador 2012/2013

________________________________________________________________________________________________

Mensagem do Governador do Distrito 4530

Pimentel_e_MeiriJúlio Cezar Pimentel de Santana

Gestão 2011-2012

Lema de RI:
"CONHEÇA A SI MESMO PARA ENVOLVER A HUMANIDADE"

O dia 1º de julho já é uma realidade, marcando o início de uma nova página na história do Distrito - uma página que será escrita por todos nós: principalmente pela família rotariana.
Nossa caminhada ainda está em branco e suas linhas em breve serão escritas. Dentro de um ano, que história terá sido traduzida? Será uma história de oportunidades perdidas? Ou um poema de sucessos, esperança, possibilidades e vitórias alcançadas? Estas linhas descreverão famílias mais coesas, futuros mais brilhantes e um Rotary mais afetivo, eficaz e eficiente do que nunca?
O dia 1º de julho é o primeiro dia do ano rotário de nossos mandatos. Muitos desafios nos aguardam: a falta de humanidade, a pobreza e o desamor. Mas estamos prontos para encará-los, para trabalhar com fé, companheirismo e determinação. Estamos preparados e conscientes a Conhecer a Nós Mesmos para Envolver a Humanidade.
A hora é esta. Nosso futuro já chegou e não podemos perder nosso tempo precioso. Vamos começar a escrever nossa história, com coragem, visão, confiança e amor.
Meiri e eu estamos honrados em iniciar nosso ano rotário com disposição, entusiasmo e esperanças de realizar nossos sonhos, objetivando disseminar o companheirismo, a cidadania, resgatar os valores da família, promovendo nossa instituição junto às comunidades, bem como apoiar os clubes e as

Casas da Amizade em qualquer situação.

Venham todos para esta caminhada!

"O MELHOR DO ROTARY É VOCÊ"
Carinhosamente Meiri e Pimentel

________________________________________________________________________________________________

Mensagem do Governador do Distrito 4530 ano da "FORÇA E UNIÃO"

Daltono2Daltono Umberto de Souza

Gestão 2010-2011

Lema de RI: 

"FORTALECER COMUNIDADES, UNIR CONTINENTES"


Vamos administrar com força e união

Caros Companheiros e Companheiras,


Prezada Família Rotária,

Para mim, foi um motivo de grande honra ter sido escolhido

Governador 2010-2011, tendo assim o privilégio de

servir a todos os Rotarianos do Distrito 4530.

Ao iniciar este novo Ano Rotário, deparamo-nos com um

panorama de desafios e possibilidades.

Estamos no início de uma nova jornada conjunta e, como

acontece em cada viagem, é uma boa idéia começar com

um roteiro. Este roteiro nos foi oferecido pelo Presidente

Ray Klinginsmith: “Fortalecer Comunidades. Unir Continentes”.

Este lema nos ajudará a manter o foco no que estamos

fazendo e a caminhar na mesma direção, na mesma estrada

rotária.

Aqui estamos para pesquisar os nossos caminhos, analisar

as nossas tendências, avaliar os nossos programas,

corrigir os nossos feitos e valorizar os nossos acertos.

O Rotary não pretende mudar o homem, mas oferecer

oportunidades a todos para que dêem o melhor de si mesmos

antes de pensarem em si e, conseqüentemente, fortalecerem

suas comunidades.

Imensas são as nossas perspectivas e enormes são os

nossos desafios. Devemos, porém, confiar na natural intenção

dos nossos Companheiros em favor das boas causas.

Precisamos e devemos despertar novas lideranças

rotárias, buscando sócios potenciais, valorizando e aprimorando

o excelente material humano que já possuímos.

Tudo o que somos e tudo o que desejamos ser no Rotary

repousa nas mãos dos Rotarianos e em nossos Clubes.

Agir para fazer deste um mundo melhor atuando na Comunidade

a qual pertencemos, onde existe trabalho a se

fazer e como Rotarianos não podemos ficar parados. Como

Rotarianos, iremos assumir as nossas responsabilidades.

Não apenas podemos, como devemos fazer isso, porque

sabemos que a grandeza do Rotary depende dos nossos

Clubes, depende dos nossos associados.

Assim, sentindo-me perfeitamente cônscio da grandeza

do nosso ideal e crendo firmemente na validade de nossos

meios de ação é que, conclamo-os ao cumprimento deste

importante lema que reúne com relevo e destaque o mais

alto significado da vocação rotária e que reforça em nós a

crença de que os problemas que afligem a humanidade

podem ser solucionados pelo simples gesto de estendermos

nossas mãos para nossos semelhantes sempre com o

intuito de Fortalecer Comunidades — Unir Continentes!

Contamos com vocês.

Estaremos juntos de vocês. Fiquem conosco.

Vamos nos manter COMPANHEIROS DA FORÇA E

UNIÃO.

Willian_1WILLIAM Martins Véras DN: 28/11
Esposa: Cláudia D. Santos Véras DN: 09/07

Governador Assistente 2010-2011

Distrito 4530

Lema de RI: 

"FORTALECER COMUNIDADES, UNIR CONTINENTES"

 
RCTO - Todos os direitos reservados
Webdesign: Alceu J. de Sá - Presidente do Clube no ano Rotário 2010-2011, com o lema "Fortalecer Comunidades, Unir Continentes".
  Site Map